Análise do Filme “Melancolia” (2011) que tem como tema principal a vida e a morte, através da (difícil) relação entre duas irmãs é posta à prova ao mesmo tempo que um misterioso novo planeta ameaça colidir contra a Terra..

Sinopse:
Pelas lentes do polêmico (e genial) diretor Lars Von Trier, o filme Melancholia pode ser lido como uma metáfora das relações humanas no mundo contemporâneo.
Um casamento. Convidados. Uma família em crise e o planeta Melancholia em rota de colisão com a Terra. A catástrofe iminente nos leva a refletir sobre quem somos no Universo e permite repensar as crenças e o que nos sustenta na vida. A película toda é uma bela aula encenada com profundidade sobre a Depressão. Costumo dizer que um filme é um Sujeito. E como tal tem ele tem um Inconsciente, o Diretor, aquele que nem sempre aparece e apesar disso, comanda a cena.
Lars Von Trier usa o cinema para curar-se de seu sofrimento. Nos calabouços desse filme está o contexto: Ele explica: “A vida toda sofri de ansiedade …”
Temas abordados:
- Dimensões Clínicas e Sociais das Depressões e da Melancolia
- O Psiquismo e os Rituais.
- A sociedade de consumo
- O Supereu
- As relações humanas
- A vida.
Trailer
Onde assistir o filme: Melancolia (2011)
O filme está disponível em diversas plataformas para streaming, aluguel ou compra. Verifique no link abaixo onde pode assistir ao filme com antecedência:
> https://www.justwatch.com/br/filme/melancholia
* Filme não recomendado para menores de 14 anos
Curso ONLINE
Se não pôde participar do evento online, ou se deseja ter acesso permanente a este conteúdo você também pode expandir a sua experiência com um curso online que inclui:
- Acesso vitalício ao conteúdo do evento
- Certificado de Participação: 4h (inclui o tempo de assistir o filme antecipadamente)
- Bônus: Acesso à comunidade com área de comentários e debate sobre os temas abordados
Investimento individual
Profissionais = R$70
Estudantes = R$5 Use este cupom na página de pagamento: ESTUDANTE
Clique no botão abaixo para adquirir o Curso + Bônus
Palestrante
- Célio PinheiroPsicanalista e Antopólogo
Psicanalista e Antopólogo com mais de 30 anos de experiência clínica, mestre em Antropologia Social.
Professor de psicanálise, atua principalmente em antropologia da saúde, suicídio, representações da morte, luto, melancolia e depressão.
Coordenador do clube Cinema e Psicanálise